segunda-feira, 29 de setembro de 2008

JEDICOM 2008



Nesse fim de semana que passou estive na JEDICONPR2008. Estava muito bom!
Fazia anos que eu não via um evento assim aqui em Curitiba, ou melhor, nunca tinha visto. Eles conseguiram um público muito maior do que a Federação (fã clube do qual fundei há alguns anos por aqui) conseguiu reunir nos bons tempos.
Eram três locais simultâneos cheios de gente. Meu irmão que apareceu por lá pra ver minha palestra desistiu e foi embora por falta de lugar. Tinha muita gente fantasiada (eu inclusive de Star Trek) de jedis, Rainha Padme Amidala, Darth Maul, Mochileiro das Galáxias com toalha, Jedi Vampiro Rebelde, Indiana Jones e muitos outros que nem vi. A imprensa adorou e fez muitas matérias. Parecia uma convenção de ficção científica e não apenas de jedi. As palestras foram todas de alto nível. Meus colegas o Profº Mustafá Ali Kanso e o escritor André Carneiro arrasaram com sua prolixia cultural, o Profº Bertoldo com sua complexidade astronomica e eu com os conhecimentos nipônicos relacionados ao universo de Lucas. Pena que não deu pra ver tudo, pois eu tinha que ajudar a cuidar do meu estande. Os clipes e filmes de fãs hilários e muito bem feitos. Todo mundo gostou. Foram entregues muitos brindes e sairam de lá todos muito, MUITO felizes, também pudera, evento gratuíto dando brinde :-)
Estamos planejando um evento maior ainda por aqui um tipo de Mega Convenção de Ficção Científica que contará com vários grupos, incluindo (minha sugestão) desenhistas de Curitiba, para exporem seus trabalhos e se quiserem dar palestras e fazerem desenhos in loco serão muito bem vindos. Também pretendemos incluir todo tipo de fã clube, ou clube da cidade que tiver interesse em participar. Lá além dos Jedis curitibanos estavam, Trekkers, Confraria de Escritores de FC, CAUTEC, Exerr's (Arquivo X) e os simpáticos Nerds Curitibanos.
Pra quem foi meus agradecimentos...
Valeu a pena MESMO ;-)
um abraço a todos e parabéns ao pessoal do Conselho Jedi PR,
Espero ancioso a hora de ver toda aquela gente reunida novamente aqui em nossa cidade ;-)
Para conhecer e saber mais sobre Jedis

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Como deveriam atuar as áreas do Insólito (UFOLOGIA – EXOBIOLOGIA)


Pesquiso fenômenos insólitos há muitos anos e dessa forma também já ministrei palestras e publiquei artigos sobre o tema। Participei de grupo e da criação de idéias arrojadas que tentaram formar eventos sérios e necessários para o desenvolvimento das paraciências no Brasil, mais especificamente da Ufologia brasileira. O problema é que quando pessoas sérias e bem intencionadas entram nessa área, mesmo enfrentando preconceito por parte da maioria da população leiga tentam realizar trabalhos sérios sem o mérito que mereciam. Muitos acabam desistindo. O problema é que como as demais áreas do conhecimento faltam eventos específicos feito para pesquisadores para troca de conhecimentos e assim um desenvolvimento maduro, sem se preocupar com as evidências (que já existem) para a população ou para cépticos. Se bem que cépticos não querem provas, eles não querem aceitar. Mas voltando ao assunto, não adianta fazermos eventos voltados a população de uma maneira geral, pois uma ciência que se preze deve se preocupar em desenvolver e evoluir teorias, trocar informação e pesquisas. Congressos de ufologia, por exemplo, deveriam ser como os eventos de Parapsicologia ou como os de Medicina, Educação, etc. Preocupados, sim com a evolução de sua ciência e não com o convencimento público que acaba sendo conseqüência em publicações e depoimentos de porta vozes que a imprensa acaba por adotar. Drauzio Varela, por exemplo, costuma aparecer no Fantástico para falar sobre medicina para a população, o saudoso Carl Sagan costumava aparecer para falar sobre ciência e astronomia para leigos. Hoje no Brasil temos Marcelo Glaiser como já tivemos Rogério Mourão para as ciências e astronomia. Mas enquanto isso os congressos, simpósios e encontros de especialistas naquelas áreas continuam a ocorrer, todo ano e sem parar, pois assunto pra se pesquisar é que não falta.
* Fotografia obtida por Mario Mori em 1982 sobre Londrina - PR, enviada à Revista UFO por Agostinho Balan. (Cortesia Revista UFO)