quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Paciente Dezessete


Nesses dias, participei de um jogo didático de RPG idealizado por um aluno de Filosofia que participa de meu grupo de pesquisas na UNICENTRO, universidade onde trabalho que fica em Guarapuava, interior do Paraná. A história do jogo se passa dentro de uma enorme caverna onde a população que ali vive, acredita apenas no que seus sábios lhes dizem, que o mundo é apenas aquilo e regido por sombras. Naturalmente o jogo foi inspirado na alegoria da Caverna de Platão. Um dia um jovem aparece com os olhos irritados como se tivesse passado por uma experiência sui-generis que levantou suspeitas em alguns moradores locais. 

Conheci o Dr. Roger Leir, há alguns anos, durante um congresso em Curitiba, quando ainda atuava como pesquisador do insólito. Lembro que fiquei impressionado com o tipo de pesquisas que ele realizava. Em minha opinião, visto que ele era um cirurgião, analisar os implantes de abduzidos foi uma ideia genial. Claro que para isso, ele necessitaria de uma equipe de cientistas que concordassem com o tipo de pesquisa que vinha realizando. Digo concordassem, porque os cientistas não são diferentes de pessoas comuns quando se tratam de analisar possível vida alienígena. Encontrar evidências de sua existência, para algumas pessoas, seria o caos, pois possuem um pavor enorme em admitir tal existência, mesmo sendo cientistas. 


Hoje, entendo isso (entendo a caverna e suas sombras), mas fico grato por existirem pessoas que deixam de lado o preconceito e o medo e resolvem levar a fundo suas pesquisas nesse assunto. Assistindo o documentário "Paciente Dezessete", lembrei porque apreciei tanto esse assunto por mais de 30 anos. O Dr. Leir, como eu representa o tal jovem da caverna que apareceu com os olhos lacrimejantes e irritados por ter visto a verdade, apesar de ter certa dificuldade em compreende-la. Agora, te convido a compartilhar desse mistério deixando seu preconceito de lado. Assista as duas partes, aguente os comerciais no meio e compartilhe com seus amigos:
http://www.etseetc.com/2015/11/patient-seventeen-doc-inedito-no-brasil-com-legendas-pt-br/