sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Senhor do Castelo


Em minha última viagem fui para a Bahia. Depois do evento do qual participei, tirei dois dias para passeio, aquele tradicional que todo turista faz. A diferença é que fiz de ônibus, pra economizar.

Deu pra conhecer a pelourinho, a Igreja do Bonfim, o Elevado e mais dois fortes, sendo um o famoso Forte redondo. Existem apenas dois no mundo, um em Portugal e outro na Brasil, na Bahia. Mas no dia do retorno aproveitei também para conhecer um castelo, pelo menos era o que dizia uma matéria antiga de jornal da Bahia. O único castelo medieval brasileiro, também conhecido por poucos como Casa da Torre de Garcia D'ávila, mantido por uma fundação do mesmo nome. Pensei e como de ônibus não dava pra ir resolvi alugar um automóvel. Posso dizer que valeu a pena pois as ruínas em questão eram maravilhosas e fantásticas. Interessante que quando um dos funcionários ofereceu a compra de um pequeno livreto sobre a história do Castelo fui o único a me interessar. O livrinho é bem interesante, tem algumas páginas transparentes que demonstram como o castelo/forte era no tempo em que foi construído em 1551-1624. Se você ficou curioso visite minha fotos no fotolog (link ao lado). Também conheci o Acarajé, famoso bolinho de feijão amassado delicioso das bainas de Salvador. Como costumam dizer: "só não peça quente" ;-) Como estava na Praia do Forte aproveitei para almoçar por lá e conheci um dos pontos do Projeto Tamar oinde tinha um farol. Se você um dia for a Salvador recomendo esse passeio.

Nenhum comentário: