quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PRESENTE MILENAR


Essa semana, mais precisamente no dia do professor participei na PUCPR em abertura na Exposição Arte & Design Nikkei CWB - da qual sou um dos organizadores, da cerimônia do chá. Tradição milenar do Japão já há mais de 2000 mil anos. Imagine que o Brasil está apenas em seus quinhentos e poucos anos. Pois é. Mais de 2.000 mil é muita coisa. Ao final da abertura recebi do casal de irmãos japoneses o que considero o melhor presente de dia dos professores que já recebi em minha vida. Uma cerimônia exclusiva para mim, para o meu amigo Fernando, aluno otaku da PUC que esta encabeçando a organização e sua mãe. Na verdade, se não fosse pelo Fernando não teríamos exposição. Sua perseverança foi digna dos preceitos antigos japoneses. A cerimônia do chá é tão cheia de detalhes minuciosos que vislumbra quem a presencia. Percebe-se uma meditação profunda na pessoa que realiza a cerimônia. Gestos precisos e graciosos para cada parte da confecção do chá verde que é servido também de maneira especial. Não é por nada que no período dos Samurais todos os guerreiros deixavam suas katanas (espadas) do lado de fora e assistiam ao ritual, desarmados. Confesso que senti o mesmo respeito quando presenciei a cerimônia dedicada a minha pessoa e tenho certeza ficará eternamente em minha memória. Aliás, o chá é muito bom ainda mais acompanhado daqueles doces japoneses deliciosos envoltos em papel de arroz. Inesquecível Dia do Professor, sem dúvida!

Para saber mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Carlão, aqui é Wendell de Sumaré. Como vai. Seu blog esta muito bom. Estou sabendo que você foi investigar os círculos. Espero poder te reencontar em breve. Um abraço. Wendell Stein wendell@sumare.com.br

Anônimo disse...

Olá, Machado
Michelle aqui. :)
Interessante teu blog, eu conheço essas pessoas: Masanari-san.
Só uma pequenina correçãozinha: espada, em japonês, é `katana`. `Takana` é mostarda.
Forte abraço.