terça-feira, 1 de novembro de 2011

ROLHA DE CORTIÇA, COCA-COLA E PICNICS VITORIANOS


A rolha de cortiça é muito antiga e usada como tampa para garrafas e vidros desde o século XVIII. 

Até a Coca-cola: “refresco, tônico, estimulante, estomacal e refrigerante intestinal”, criada em 1886 por John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, a usava. O farmacêutico, entendido em manipular fórmulas medicinais, como pesquisador, tentava encontrar a cura para dores de cabeça. Um de seus experimentos foi a mistura líquida de cor caramelo. O xarope em questão é misturado à água carbonatada (gasosa) e é oferecia a seus clientes, que exageradamente consideram a bebida muito especial. A principio a farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. O contador da farmácia que adorava a bebida Frank Robinson, batiza o xarope de Coca-Cola, escrevendo o nome com sua própria caligrafia, conhecida até hoje.
A primeira garrafa de Coca-Cola usava rolha para ser lacrada e apenas com o advento do metal foi abandonada. Hoje o plástico a substituiu.
Dos países mundiais, Portugal se destaca na produção de rolhas de cortiça, pois é o maior produtor mundial desse produto. 75% de todas as rolhas do mundo são feitas naquele país. Elas surgem da casca do Sobreiro, árvore existente no Alentejo e no sul da Espanha, que vive entre 150 e 200 anos. É preciso esperar a árvore crescer por 25 anos para a primeira extração e depois somente a cada 9 anos. Mas é apenas com o tempo que a casca fica melhor e invariavelmente uma cortiça de melhor qualidade. Ela é maleável, duradoura e possui micro-poros que auxiliam na micro-oxigenação do vinho e em sua evolução.


Por isso recomendamos, depois de conhecer esses detalhes históricos, quando for participar de picnics vitorianos, picnics históricos, ou picnics steamepunks, procure utilizar a rolha de cortiça como tampa de garrafas de vidro que levar, seja de que líquidos forem.
Preferencialmente reaproveite rolhas usadas de vinho que estão guardadas em suas casas.
Advertencia: se for usar refrigerantes coloque um arame de segurança para a pressão do gás não explodir, como as champagnes.

Nenhum comentário: