terça-feira, 22 de setembro de 2009

Jornada Steampunk




O movimento Steampunk vem crescendo a olhos vistos, inclusive no Brasil. Já existem cosplays steampunk dentro dos animencontros ou eventos de animê. O estilo vitoriano lembrando tecnologia a vapor como em um mundo paralelo é uma nova forma de escrever ficção científica. Como se não bastassem os contos cibervaporianos agora está surgindo a moda Steampunk que para alguns seria um novo estilo de vida. O interessante é a riqueza de detalhes e a mistura de épocas sempre lembrando futuroretro. Aparelhos valvulados, pistolas wester-laser, roupas vitorianas com as máscaras blue ou Green (lembrando máscaras de pilotos de avião da 2ª guerra, mas de tons azuis ou verdes com leds reforçando a cor), teclados e computadores de cobre ou bronze.

Nem Jornada nas Estrelas escapou da moda. Veja fotos da tripulação da clássica em:
http://www.rabittooth.com/OtherWallpapers.htm ,
ou aqui
http://steampunkworkshop.com/steampunk-star-trek-wallpaper
todas em estilo steampunk. Eu particularmente apreciei em demasia e já estou pensando em transformar meu computador e teclado aparentemente movidos a vapor. Fiquei imaginando como seria a Enterprise Steampunk...
Tem uma paródia que fez algo, mas ainda esta longe do ideal:
http://www.youtube.com/watch?v=6Y39gHihP74
Também há um site inglês vendendo bracelete SteamPunk Trekker por 40 libras.
Vários filmes e seriados demonstram estilos steampunk (alguns mencionando Nikola Tesla) como James West, Armazém 13, The Rocketeer, A Liga Extraordinária, Capitão Sky e o Mundo de Amanhã, SteamBoy, esse último uma animação de tirar o chapéu de 2004 feito por Katsushiro Otomo, o mesmo de Akira.
A inspiração para isso tudo veio da imaginação humana, possivelmente influenciada pelos contos de Julio Verne e H. G. Wells.
Na ComicCom2009 o Steampunk estava presente de forma estonteante.

Pelo visto a moda veio pra ficar! Seja muito bem vinda!
Para saber mais ou aprofundar seus conhecimentos no assunto visite o blog SteamPunk PR.

4 comentários:

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

O legal do Steampunk é que ele mistura futurismo com saudosimo. Tanto o passado quanto o presente são locais da imaginação e, portanto, são mais interessantes que o presente. Taí o motivo do sucesso do Steampunk.

Unknown disse...

ola meu nome caroline sales eu queria saber quem e esse personagem estou a procura de saber desde quando eu tinha 7 anos de idade hoje tenho 15 anos qual e o nome dele

Unknown disse...

ola meu nome caroline sales eu queria saber quem e esse personagem estou a procura de saber desde quando eu tinha 7 anos de idade hoje tenho 15 anos qual e o nome dele

cipexbr disse...

Caroline, não entendi sobre a quem você se refere. Mas se for a foto do rapaz de cartola steampunk, o nome dele é Danny Ashby um cosplayer texano. Se você pesquisar o nome dele no google achará muitas imagens dele. Se for a primeira foto é o Scott de Jornada nas Estrelas. Depois de tantos anos de expectativa espero ter satisfeito sua curiosidade.