quarta-feira, 22 de abril de 2015

História de Natal perdida - procura-se

Procuro um disco verde com a história de natal do Aviãozinho Azul com um personagem negro escravo chamado Zacarias.

Um lindo conto de Natal que contava a triste história de Zacarias com algumas músicas. Uma criança negra escravo que sonhava com o avião azul que queria ganhar de Natal. Enquanto sonhava, sofria muito pela malvada Sinhá que o colocava no formigueiro, ou quando apanhava. Seu único amiguinho era um porquinho que sempre lhe perguntava: "Me diga seu Zacarias/que dia é o Natal/que dia?" Em seu choro e sofrimento lembro que ao final do conto (não lembro se ele morria ou não) surgia o Papai Noel para Zacarias e o levava para um voo no Avião Azul indo para longe de seu sofrimento.
O disco pertencia a minha avó, lembro que era verde (não recordo a rotação, talvez 75) como a reprodução que fiz acima, mas nunca mais o encontrei ou conheci alguém que o conhece-se. Descobri apenas que era da década de 1953 e possivelmente idealizado aqui mesmo no Brasil. As vozes eram convincentes e carregadas de emoção. 

Outro disquinho que procuro é um promocional chamado "Peri e Ceci" que era distribuído como brinde em lojas brasileiras. Seu material era bem fino, tipo plástico em rotação 33, preto com dois indiozinhos desenhados no rótulo branco, ou rótulo preto na cor dele mesmo. Peri e Ceci eram personagens do conto O Guarani, romance brasileiro de José de Alencar.

Se você leitor souber ou ouvir falar de alguma pista sobre eles, me avise por aqui. Grato.

6 comentários:

Johnny disse...

Eu não tenho este disco, mas essa é uma história que marcou a minha infância e a dos meus irmãos, pois nossa Mãe sempre nos contava ela. Há alguns anos eu resolvi transcrever a história, com suas músicas e seus diálogos, para que não se perdesse. E este ano, meus irmãos e sobrinhos vão encenar esta historia num teatrinho feito com fantoches, para que os netos e bisnetos da minha mãe conheçam esta historinha que tanto nos emocionou. Se você tiver interesse, posso mandar o arquivo para você por email, com a história do negrinho Zacarias, do porquinho, da Lurdinha e da Sinhá.

cipexbr disse...

Legal Johnny, tenho interesse sim. Se me autorizar posto por aqui também. Se eu conseguir o disco tenho intenção de digitalizar e divulgar ao máximo às novas gerações. Boa ideia essa sua de disseminar a sua maneira, no caso um teatro de fantoches. Não esqueça de filmar essa experiência e coloca-la no youtube. Parabéns pela iniciativa e obrigado por escrever.

cipexbr disse...

Meu email cipexbr[arroba]yahoo.com,Johny.

Anônimo disse...

Essa história acompanhou os natais da minha infância. Ouvia sempre na emissora de rádio da minha cidade. Também gostaria de obter uma cópia do disco ou da história. Ficarei muito grato se conseguir .

Czr Augusto Wunder disse...

Olá, já conseguiste o disco da história do negrinho Zacarias, por favor mande resposta, talvez eu possa lhe ajudar.

cipexbr disse...

Olá Augusto. Ainda não. Continuo procurando mas percebo que será bem difícil encontrá-lo. Como você poderia nos ajudar?